segunda-feira, 17 de março de 2008

"DESAFIANDO GIGANTES"

I Sam. 17-37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.

Este texto narra o inicio de uma das histórias mais corajosas da Bíblia, um jovem, fraco, desconhecido e até mesmo menosprezando, pastor de ovelhas, que era o filho mais moço de Jessé da Tribo de Judá.
Este jovem que quase “sem querer” chegou a um acampamento de guerreiros e assistiu a uma cena que para ele era inexplicável, estava diante de um exército que se denominava Exército do Senhor dos Exércitos, parados, amedrontados, sob a ameaça de um filisteu chamado Golias, que tinha cerca de 3 metros de altura, dono de uma estatura e força sobrecomum e de uma maneira violenta de luta peculiar a seu povo.
Davi sabia de suas limitações físicas, porém não se acovardou diante de Golias, manteve-se firme e confiante, era temente a Deus, ao Senhor dos Exércitos, e fez disso a sua maior arma.
Assisti a um filme excelente chamado “Desafiando Gigantes” que conta a história de um treinador de Futebol americano chamado TAYLOR, em dado momento da história Taylor se vê cercado por péssimas circunstâncias, seu time de mal a pior no campeonato estudantil, seu emprego ameaçado por isto, sua esterilidade comprovada, seu sonho de ser pai escorrendo por entre os dedos, seus sonhos e planos frustrados, ou seja, era um homem fracassado, amedrontado diante de um gigante chamado vida, esta sim um gigante implacável, que nos deixa perplexos diante de suas armadilhas.
Porém Taylor não ficou “esperando o barco afundar na proa do navio” ele foi à luta, teve um encontro real com O Senhor dos Exércitos e fez disso a sua maior arma. (já leu isso em algum lugar?)
Não vou contar o filme, pois espero que o assistam, mas quero transcrever uma frase que é latente neste filme: “nada é impossível para Deus”.
Tanto Taylor quando Davi sabiam disso e por isso puderam desafiar seus gigantes.
Não sei qual é o seu gigante, pode ser uma pessoa, como o de Davi, o que acho improvável, mas pode ser a implacável vida, como do treinador Taylor.
Sobre o porquê do termo “implácavel vida” escreverei numa outra oportunidade.
Mas agora quero apenas que você faça três coisas:
· INDETIFIQUE SEU GIGANTE
· DESAFIE SEU GIGANTE
· VENÇA SEU GIGANTE
Estou te garantindo com a autoridade da Palavra que ao lutar em nome do Senhor dos Exércitos nenhum de seus gigantes ficarão de pé. Problemas, doenças, aflições, dificuldades financeiras e outras situações adversas virão, mas você terá forças para enfrentá-las e vencê-las, como fez Davi e o nosso amigo Taylor.
Deus quer fazer parte de suas lutas, quer ser seu consolo bem presente na hora da angústia, quer ser seu castelo forte, faça do Senhor dos Exércitos o Senhor de Sua Vida, faça d’Ele a sua ARMA e que Ele nos Abençoe!
Sem. André Daniel da Costa Loureiro