sexta-feira, 5 de junho de 2009

Criado para Ser Amado...

Efésios 3-17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração,  a fim de, estando arraigados e fundados em amor,18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 

Paulo aqui faz  uma oração em favor dos efésios, pedindo a Deus que os ensinem a estarem arraigados e enraizados em amor possam compreender o amor de Deus na Figura de Cristo Jesus.

O que é amor para você?

Talvez seja um furacão que surge no coração... como diz a música do Roupa Nova. Ou ainda como outros poetas disseram de sua importância, por exemplo. 

"Ah! o amor ... que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque..." (Carlos Drummond de Andrade)

“Os olhos já não podem ver coisas que só o coração pode entender. Fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho.” (Vinicius de Moraes)

“Amor é um sentimento absurdo e magnífico, entre o mal profundo e o bem supremo.” (Denis de Rougemont) escritor e ecologista suíço

A autora Condessa Elizabeth von Arnim disse : “Não há segurança no amor. Sempre arriscamos a vida.”

Não foram só os grandes poetas que falaram de amor, este é o assunto para todas as idades, todas as épocas, todas as pessoas, alguns artistas talvez menos inspiradores também definiram o amor como Raul Seixas que disse: "Só há amor quando não existe nenhuma autoridade."

O amor é o enredo dos sambas, o tema dos grandes filmes, das tramas da TV, das peças de teatro, o amor é a busca dos solteiros, a alegria dos casados, o amor é o tema da maioria das músicas. Ao mesmo tempo em que também na maioria das vezes trata-se de um amor não correspondido.

O amor é motivo para as mais lindas homenagens, o amor é motivo para um lindo sorriso, ou para que uma lágrima role dos seus olhos.

O amor dá vida, mas também já foi motivo para mortes. O amor, em suma, nada mais é do que o motivo de várias perguntas, a certeza de poucas respostas.

Temos dificuldade para entender o amor, por isso Paulo escreveu este texto aos efésios,por que Ele sabia que só o conhecimento pleno do amor de Deus, faria e faz o homem modificar seu modo de vida, voltar-se para Deus e arrepender-se de seus pecados.

Mas... sabemos que o Amor de Deus está em Cristo Jesus que morreu em nosso lugar, então por que essa inquietação? Por que muitas das vezes não conseguimos descansar nesse amor? Talvez porque na prática, assim como os efésios, os poetas, tele-dramaturgos, cineastas, compositores, nós conhecemos e/ou praticamos o amor, não entendemos de verdade a sua dimensão.

Só entendemos a dimensão do amor de Deus quando...

1°Não o medimos pelas circunstâncias.. 

O texto que lemos foi escrito em 62, pelo apóstolo Paulo, quando este estava na prisão, já velho, após vários açoites, algemas entrelaçadas em seus pulsos, Paulo fala do amor de Deus como algo tão prático, tão próximo, tão simples, tão necessário. 

O Pastor Henri Blackaby, escreve em seu livro “Conhecendo Deus e fazendo a sua vontade” a história de sua Filha Carrie que foi acometida por um Câncer, que muito os fez sofrer, toda a família sofrera com aquela doença terrível que literalmente consumia a sua filha, tão jovem. Mas ele conclui dizendo que sua oração era “ Senhor que eu nunca meça o seu amor por mim pelas circunstâncias, assim pude ver atrás da cama da minha filha a Cruz de Cristo, e pude agradecer a Ele pois todo o seu amor havia sido provado na Cruz”. Sua filha foi curada algum tempo depois.

 Outro pastor,que estava com seu filho de 3 anos também com câncer, escreveu um artigo onde louvava a Deus por que havia feito um milagre na vida de seu filho, muitas pessoas se aproximaram dele e de sua igreja por conta desta doença, muitas pessoas conheceram a Cristo pelo testemunho de amor daquela família, aquele pastor agradecia a Deus por ter dado tantas vitórias através de uma doença aparentemente tão triste, este pastor termina a carta dizendo que seu filinho de 3 anos morrera a poucas horas, e que seu pequeno corpinho seria enterrado em alguns momentos.

 Estes homens experimentaram a plenitude do amor de Deus, por que não o mediram pelas circunstâncias.

E você? Como você tem experimentado o amor de Deus, com que medida o tem medido? As circunstâncias tem sido pra você parâmetro para medir o amor de Deus?

Um relacionamento de Amor com Deus é o fator mais importante da sua vida, por tanto não olhe para as circunstâncias para medir esse amor, veja nas circunstâncias a Cruz de Cristo, amor que excede todo o entendimento, para que conheça a plenitude de Deus.

 Só  entendemos a dimensão do amor de Deus quando...

 2 ° Não o Medimos segundo o nosso próprio amor...

V. 17-   Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração,  a fim de, estando arraigados e fundados em amor...

 A exortação de Paulo é para que estejamos firmados no amor de Deus, temos dificuldade para entender e viver a plenitude do amor de Deus ,por que não buscamos estar firmados neste amor, por não estarmos firmados nesse amor, não o vivermos, olhamos para Deus e o padronizamos em nosso jeito de amar.

 A psicologia chamaria isso de projeção, ou seja, transfiro para o outro, neste caso para Deus aquilo que eu realmente sou.

 O Livro “A Cabana”, fala exatamente sobre isso, quando a personagem principal, Mack, enterrado em sua “grande tristeza”, a morte de sua filha Missy, tem profundas dificuldades em reconhecer o amor de Deus, o Papai que sua família crente, tanto honrava e amava, isso por que Mack, tivera um péssimo relacionamento com seu pai biológico, transferia toda sua amargura com seu pai biológico à pessoa de Deus, tendo assim dificuldades de compreender o amor de Deus nosso Pai.

 Em aconselhamento aprendemos a lidar com esses problemas de relacionamentos que temos a tendemos a projetar em Deus.

 Assim também é o amor... identificamos o amor de Deus, o classificamos, o mesuramos à medida da forma com que nós amamos, assim como o seu relacionamento de amor com Deus depende do seu relacionamento de amor com seu irmão, a percepção desse amor também é diretamente proporcional, só percebemos o amor de Deus da forma como estamos dispostos a amar as pessoas.

 Como você tem medido o amor de Deus por você?

Henry Nowen, Foi um padre católico holandês, teólogo e escritor de vários e excelentes livros. Trabalhou na Universidade de Harvard, na Universidade de Yale e no Seminário Teológico de Ontário, Canadá.  

Mundialmente reconhecido pelas suas prédicas e conferências, Henry Nouwen no auge de sua carreira acadêmica, deixa todas as suas catedras, vai morar num lar chamado “ A Arca”, que cuidava de pessoas com deficiência física e mental, passou o resto de sua vida dedicando-se a um homem, que não andava bem, não falava, trocando fraudas, dando de comer, dando banho, dedicou-se integralmente ao cuidado deste homem, e diante disso em Seu Livro “ A volta do Filho Pródigo” escreve : “Quando fui morar da Arca e cuidar daqueles homens pude ver de verdade a dimenção do amor de Deus”.

Nouwen só fez o caminho contrário ao que temos feito hoje, ele não partiu do que ele entendia por amor para ter uma compreenção do amor de Deus, mas buscou no Senhor saber o que Ele, Deus, entendia ser amor à partir dai poder praticá-lo, abrindo mão de tudo o que era, de tudo o que tinha, de todo o status e conforto que um catedrático das maiores e mais conceituadas univrsidades do mundo poderia ter.

Foi na ARCA, onde foi recebido com uma alegria que ele não sabia de onde estaria vindo, que ele pode ver na prática, o amor de Deus para com ele, para com aquelas pessoas, e pode viver a dimensão deste amor. 

A Revista Ultimato, em sua última edição traz um artigo sobre Dom Helder Câmara, foi arce-bispo de Olinda e Recife no estado de Pernambuco, foi perseguido e calado durante o Ditadura Militar no Brasil, certa vez, quando esteve com o então Papa Paulo sexto, foi indagado: “ O que fazer para diminuir a secularização da Europa? O Crescente número de incrédulos no Mundo?”, respondeu da seguinte forma: “ Saia da Catedral de São Pedro, deixe o Estado do Vaticano, Vá viver com um pobre, em uma igreja singela, num bairro marginalizado, e a Europa perguntará, pelo Evangelho de amor novamente”. 

Como temos vivido o amor de Deus?Como temos praticado esse amor? Como temos demonstrado esse amor tão grande que Ele nos mostrou na Cruz do Calvário?

Esta é a medida do Amor de Deus...

 Só entendemos a dimensão do amor de Deus quando...

 Cristo habita verdadeiramente em nosso coração...

 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

A fé é salvífica, é só por meio da Fé em Jesus Cristo é que você pode criar uma base sólida de vida em amor, copreendendo junto com os santos, ou seja, com seus irmãos a verdadeira dimensão do amor de Deus, conhecendo o amor de Cristo que excede todo o entendimento, vivendo a plenitude de Deus...

 A Biblia nos garante que somos amados por Deus, Ele nos criou para um relacionamento intimo de Amor com Ele, querido você é amado por Deus;

  Deut. 30: 19,20; João 14:21; Rom. 8: 35,37,39; Quem nos separará do amor de Cristo?;  I João 4- 9,10,19 ....

Você é amado por Deus as suas misericórdias em sua vida renovan-se todas as manhãs, Deus se importa com seu sofrimento, em meio as tribulações você pode se esquecer de tudo, só não pode esquecer de que Deus te ama e que Ele controla o Universo, como ouvimos hoje pela manhã, é no meio do lamaçal que sua vida pode estar, é que Deus te da a mão e tras pros seus braços de amor.

Não importam as circunstâncias, não é pela medida do seu amor, não é da sua forma de amar, Deus tem um amor que excede todo o entendimento. Não é fácil entender como que um Deus pode deixar seu Filho, sem pecado, sem ruga, sem mácula, perfeito, morrer em meu lugar, mas Deus fez isso porque ele te ama, quer te resgatar, quer te curar, quer te restaurar... Foi por Amor a mim e a você que Ele fez isso...

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deus seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” João 3: 16