segunda-feira, 6 de abril de 2009

Vivo para gerar vida!!

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Ef.2 : 8. Amados, O Senhor Jesus nos salvou por Seu grande amor, manifestando em nós Sua Maravilhosa Graça, Graça esta que cantamos que “...é suficiente para mim...”, de fato é suficiente, porém não foi para nos satisfazer somente que o sangue de Cristo foi derramado, foi também pelos nossos irmãos, amigos, vizinhos,colegas do trabalho, da escola, da faculdade e até mesmo muitos que entram e saem da nossa Igreja sem sequer serem notados. Um dia Deus vai cobrar de nós as nossas obras, o que fizemos com os dons e talentos que ele nos deu, cobrará também as almas que passaram por nossas mãos e foram para o inferno sem sequer terem ouvido uma oração ou uma palavra de consolo e de esperança de nossa boca. Parece um terror psicológico, ou uma tentativa de amedrontá-los, mas não é. Nós como crentes, Igreja de Deus, sacerdotes que somos não podemos encher nossas bocas para falar de uma religião ou outra, que prega idolatria ou faz caridade para entrar para o céu, se nós que somos herdeiros de Deus e herdeiros da Sua Palavra, somos “os donos da verdade”, não fazemos nossa parte, não podemos nos omitir diante disso tudo que nossa cidade, nosso estado e nosso país vem sofrendo por causa da maldade dos homens e da abundância de pecados que toma conta do Brasil e do Mundo. A Palavra de Deus garante que” ...onde abundou o pecado, superabundou a graça ” Rom.5:20. E ainda nos diz: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4 : 17) Jesus veio para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância, não permita que o Diabo tire de nós pessoas que amamos, não permita que ele tire de você o privilégio de ver pessoas que você evangelizou adorando ao Senhor que criou o universo, formou cada paisagem com suas mãos, que nos criou a sua imagem e semelhança e que por amor de nós entregou Seu Único Filho Jesus Cristo para morrer por nossos pecados e do mundo inteiro. Não fomos salvos para ir para o céu, se fossemos já teriamos ido no dia em que nos convertemos, somos salvos para servir, servir a Deus e ao nosso próximo, a última ordem de Jesus foi de ir... pregra...batizar... tudo isso em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, com a certeza de que Ele estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Esta semana é uma semana de reflexão, reeditei as mensagens do ano passado e as publicarei novamente, o mundo cristão comemorará a páscoa, mais uma bela oportunidade de evangelizar, mais uma oportunidade de servir, mais uma oportunidade de mostrar ao mundo que Jesus Cristo é o cordeiro que foi morto. Vai perder mais essa? Que O Espírito Santo lhe incomode desde já para que nossas "celebrações pascais" não sejam tão mortas como o Jesus da sexta e do sábado, mas que sejam vivas e gerem vida como o Senhor ressurreto do Grande Domingo!!! E QUE ELE MESMO NOS ABENÇOE!!Amém!!!
André Daniel da Costa Loureiro

“As Cruzadas inacabáveis” de um sonhador...-Homenagem ao Professor Dr. Israel Belo de Azevedo

Em 9 de junho de 1952 nasce em Nova Venécia, no estado do Espírito Santo, o menino Israel Belo de Azevedo, filho de Derly Franco de Azevedo e Loydes Belo de Azevedo. Mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro, na ocasião em que seu pai viera para o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, preparar-se para o ministério pastoral.

Desde então inspirado pelo seu pai-herói e encantado pelas belezas do STBSB, nasceu seu primeiro vínculo com esta instituição que aprendeu a amar e a dedicar-se por inteiro, nasceu seu primeiro sonho que fora sintetizado por esta frase: “Serei professor desta casa”. Coisa que não demorou a acontecer.

O primeiro vínculo com o STBSB foi quebrado em 1969, quando seu pai formou-se e deixou a casa, mas logo retornou como seminarista, em 1972 formando-se em 1975. Diferente de muitos de nós, seu sonho não era o ministério pastoral e sim a carreira acadêmica, o que era incomum no seu tempo. E como disse estamos falando de um sonhador, cujas dificuldades físicas e o estilo conservador do STBSB não puderam conter. No ano seguinte à sua formação, Israel Belo de Azevedo torna-se o mais novo professor da casa, professor daqueles que meses antes eram seus colegas de campus, quebrando qualquer barreira, preconceito e paradigmas que somente um sonhador poderia fazer. Graduou-se em 1977, em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, começando o curso em 1974, quando ainda era formando no curso de Teologia.

Em 1980 fez especialização em história pela Universidade Federal Fluminense - o saber nunca é pouco para este nosso “bandeirante” do conhecimento. Fez seu mestrado em Teologia, sabe aonde? No STBSB, sua amada instituição, em 1983. Israel, aquele que não conteve seus sonhos, em 1996 termina a sua tese de doutorado em Filosofia que teve como título: “A celebração do indivíduo: a formação liberal do protestantismo batista no Brasil”. Doutorado em Filosofia

Com a saída do pastor Darcy Dusilek do pastorado da Igreja Batista em Itacuruçá - na Tijuca/Rio -, assumiu o púlpito da Igreja, como pregador oficial, com seus sermões bíblico-filosóficos, bem elaborados, com coerência e com sabedoria que sempre lhe foram peculiares. Após um ano foi convidado para assumir esta Igreja, o que sem dúvida seria um desafio, assumir em seu primeiro pastorado uma igreja tão tradicional, com a responsabilidade de assumir o lugar de seu amigo e ex-professor - pastor Darcy Dusilek.
Como nos outros desafios de sua vida, impulsionado pelo Senhor, assume a igreja em 1998 onde se encontra até o dia de hoje, firme e mais envolvente e como diz o lema de sua igreja cada vez mais relevante, porque Cristo é relevante.

Em 2002 novos desafios são lançados ao Pr. Israel Belo de Azevedo. Recebe o convite para assumir a instituição que formou sem dúvida seu caráter de pesquisador, de professor, de mestre e de doutor. Desde a sua posse promoveu mudanças profundas nesta instituição, que estava com grande problema financeiro, tinha seu nome e credibilidade em baixa, um quadro de professores desmotivados e parada no tempo. Com experiência como vice-reitor acadêmico da Gama Filho, somadas aos esforços e a capacitação do Espírito Santo de Deus Israel conseguiu dar jeito em boa parte destes problemas, trazendo a Autorização e em seguida o Reconhecimento do Ministério da Educação para o curso de Pedagogia, Autorização e iminente Reconhecimento para o curso de Teologia, e tudo encaminhado para que aconteça o mesmo com o Curso de Música Sacra (já no MEC). Estes dois processos prometem resolução para este semestre.

Sem dúvida as cruzadas de Israel Belo não foram, das mais fáceis, porém Deus sempre foi o líder dessa jornada, por isso ele sempre deu conta do recado.
Com 8 artigos completos publicados em periódicos, 25 livros publicados/organizados ou editados, 3 capítulos em livros publicados/organizados por outrem, além de dezenas de outras publicações, apresentação de programas de TV e rádio, já poderíamos acabar de descrever a sua saga por aqui. Mas ainda tem mais pela frente, nosso bandeirante é um sonhador, lembra?

Israel sempre se preocupou com a educação, principalmente com a educação teológica, sua paixão. Teve um sonho de poder criar um modelo de educação que compreendessem não todas, pois seria impossível, mas boa parte das ferramentas que um ministro de Deus precisa para poder exercer com ainda mais excelência o ministério da Palavra. Assim nasceu o Programa de Formação Integral, algo que parecia utópico, impossível, mas que com seu prestígio Israel o fez aprovado pelo conselho da CBB e não só o curso como também o acordo com as Juntas Missionárias e ainda apoio de empresários e amigos pessoais. Assim Israel, como mesmo disse, concretiza seu último sonho como reitor desta casa de profetas que ele tanto ama.

Como sempre diz a prof. Westh Ney, sabemos o nosso tempo em cada lugar... Israel sabe o que está fazendo.

Tenho certeza disso e isso me faz feliz pois, só temos a agradecer, agradecer a Deus, por ter feito de um menino, filho de seminarista um tão notável intelectual brasileiro que nos dá tanto orgulho. Agradecer a Deus por que este intelectual ganhou prestígio e não perdeu a humildade, por este intelectual sempre ter se colocado a disposição do Senhor para a Sua obra, por este intelectual ter sonhos tão legítimos e acima de tudo por ter feito parte, pelo menos por um tempo deste sonho.

Perdemos, perdemos o Dr. Israel, o prof. Israel, o Pr. Israel, mas o Reino de Deus ganhou, ganhou um pastor que poderá se dedicar integralmente ao seu rebanho, um pai que poderá se dedicar ainda mais à sua filha, um marido que poderá cuidar mais de sua esposa.

Ganhamos, ganhamos experiências marcantes com este homem, homem notável, digno de admiração, humilde, de uma inteligência indescritível. Ganhamos a possibilidade de novos livros serem publicados, novas mensagens postadas, novos estudos sobre o projeto genoma ou excomunhão, novos sermões cheios de sabedoria e conhecimento, às vezes tanto que fica até difícil entender, mas quem não entender que pegue um dicionário.

Ele está de saída, mas fiquem tranqüilos, Itacuruçá é logo ali em baixo.
Essa despedida é dolorosa, mas necessária, nos aprisiona, mas também liberta, nos entristece, mas também nos alegra.

Vai o nosso sonhador, navegando em suas cruzadas inacabadas em busca do conhecimento, passado e agregado. Segue o nosso bandeirante sonhador para sua próxima jornada. Não sabemos os seus planos, nem os planos de Deus para você Israel, mas sabemos que você, no poder a na força do Senhor atenderá a esses planos, pois um sonhador nunca deixa de sonhar e quando sonham os sonhos de Deus nunca deixam de realizá-los.

Por tanto que O Senhor te abençoe e te guarde. Que O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te de a Paz!

Siga em frente bandeirante, seja feliz!

André Daniel da Costa Loureiro