terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Edificando a minha vida numa Rocha!

Luc. 6- 47 Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha.
49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.

Este texto faz parte do Sermão da Montanha, que sem dúvida foi o sermão mais profundo e direto que vemos em toda a Biblia, foi nesse sermão que Jesus deu vida a Lei que o homem por maldade havia destruído, todo o ministério de Jesus Cristo foi pautado nesses ensinamentos do Sermão da Montanha.
Este texto em especial já no encerramento do Sermão da Montanha Jesus faz o que nós chamamos hoje de apelo, depois de todo o sermão pregado, de todos aqueles novos ensinamentos postos ao povo, ele ilustra a sua mensagem mostrando a segurança de estar nele ( a rocha) e a vulnerabilidade de estar no mundo ( a areia).
Ele mostra neste texto como ilustração à figura de dois fundamentos ou duas construções, dois edifícios, o primeiro edificado em uma rocha, firme, forte, com alicerces, vêm o vento e a chuva, e nada podem fazer contra ele, o segundo sobre a areia, e não subsistem à nada.
Podemos pegar essa ilustração que Jesus encerrando o sermão do monte para as nossas vidas também hoje.
Existem alguns tipos de construções de vida, três tipos de formas de construir a sua vida bem como a história dela.
A primeira forma de vida que homem pode ter é:
Uma vida Inacabada.
Existem pessoas que não conseguem acabar nada em sua vida, estão sempre dependendo de favores de outros, pessoas que vagam de emprego a emprego, que não conseguem manter um bom relacionamento familiar, afetivo, pessoas que nunca estão satisfeitos com o que têm, para eles sempre está faltando alguma coisa.
Tudo o que essas pessoas fazem corre sério risco de não dar certo por que não persistem, ao primeiro sinal de algo errado essas pessoas desistem de seus alvos e seus objetivos.
Geralmente essas pessoas não pedem orientação a Deus, as vezes comunicam ao Senhor o que pretendem fazer, passam dias, meses, ano estacionados sem conseguir produzir nada para si mesmo e para os outros.
Suas escolhas são baseadas em sua própria maneira de ver o mundo e as coisas, seus princípios são mundanos, sua esperança está em si mesmo e não no Senhor.
Vivem um eterno marasmo em sua vida, sem crescer em nada diante de Deus e tão pouco diante dos homens, vem para os cultos pede oração por sua vida espiritual, como se fosse um ser dual, como se tivesse duas vidas independentes uma da outra, esquecem que são uma só pessoa e que o que fizer em sua vida tem influencia direta nas coisas espirituais que compõem sua vida.
Quem aqui não viu ou está vendo a sua casa passando por obras? Enquanto a obra não termina não se tem paz, os móveis estão todos empilhados, a poeira cresce, a sujeira é constante, é um trabalho que parece não ter fim. E quando o calo aperta o dinheiro falta e a obra para? Como é terrível não se ter expectativa de quando a obra terminará.
Aqui mesmo na igreja, Eliane e Carlos tem trabalhado essa semana com pedreiros trabalhando a volta, a poeirada que fica essa secretaria, Carlos varre o chão com uma máscara para evitar piores danos a saúde inclusive.
Agora imagine uma vida inteira como uma construção inacabada, tudo sempre fora de ordem, sem perspectiva de normalizarem, trazendo transtornos a você mesmo e a quem está ao seu redor.
Sua vida está como uma construção inacabada? Você não tem visto uma maneira de deixar as coisas em ordem?A Biblia diz em Fil.1- 6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus
A segunda forma de vida que homem pode ter é:
Uma vida que está ruindo.
Passamos por momentos em nossa vida onde parece que tudo está caindo em nossas cabeças, tudo está dando errado, parece que a qualquer momento tudo o que temos ou somos será aniquilado como uma torre de baralhos com o menor dos ventos.
Momentos como estes são normais em nossa vida, o que não pode acontecer é vivermos uma vida inteira assim.
Pessoas passam a vida se enrolando enganando a si mesmo e as outras, tentando remendar uma coisa aqui, outra coisa ali, vendo a vida ruir mas tomam uma posição de mudança diante de Deus.
As rachaduras são visíveis, as pessoas já o alertaram, mas ele continua cavando com vícios, modos, temperamentos, sua própria sepultura, não se importando com a vida dele e das pessoas que estão seu redor.
Isso por que construções que estão condenadas em muitos casos levam risco outros prédios mais próximos.
Olhem para esta imagem... imagine alguém morando numa casa assim, em um local desses o máximo que uma pessoa normal gostaria de ficar é o mínimo de tempo possível e necessário.
Quando uma construção está se ruindo a primeira coisa que se faz é tirar as pessoas que nelas moram de dentro, em alguns casos apenas se tira os bens mais íntimos, em outros casos nem isso se pode fazer.
Em tragédias naturais como as ultimas chuvas que castigaram o Rio de Janeiro, Minas, Santa Catarina, o que mais se viu foram pessoas saindo de suas casas pois elas apresentavam risco a suas vidas e a vida de terceiros.
Não é apenas por tragédias naturais que construções começar a ruir, mas também por falta de planejamento, por exemplo 22 de fevereiro de 1998, um sábado de Carnaval, o prédio --de 22 andares-- desabou parcialmente, matando oito pessoas e deixando 150 famílias desabrigadas. Estamos falando do Edifício Palace II, O acidente aconteceu em plena Barra da Tijuca, bairro de classe média alta na zona oeste e que estava no auge de seu boom imobiliário.
Quantos aqui estão vivendo exatamente assim, suas vidas estão ruindo, as colunas estão frágeis, as paredes de sua vida possuem rachaduras, as pessoas já o alertaram, você já foi alertado e confrontado, mas continua vivendo como se nada estivesse acontecendo.
No fundo as pessoas que estão em construções que estão se ruindo sabem do risco que correm, mas por motivos mil, permanecem nelas, sei que você que está vivendo uma vida de ruína também sabe disso. Vivem como ossos secos, destruídos e sem vida, mas a Biblia diz em Ezequiel 32: 6 Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor.”
Deus é o único que pode restaurar a sua vida e fazer das ruinas que é a sua vida, uma nova vida em Cristo Jesus.
A terceira forma de vida que homem pode ter é:
Uma vida já destruída.
Este é o último estágio, a maneira mais infeliz que uma pessoa pode chegar, a destruição total de sua vida.
Pessoas que já perderam a expectativa de viver, já estão mortos e apenas esqueceram de cair, pessoas que estão com a família destruída, relacionamentos, carreira, a saúde já está debilitada, por que vivem por viver, não cuidam do corpo.
Estão feias como os escombros que estamos vendo aqui na imagem.
Não se tem prazer em estar perto delas, elas azedam o dia de qualquer um, elas dão medo em cada canto de suas vidas há rastros de tristeza e destruição, como em cada escombro de uma construção destruída se busca uma esperança, mas o que se encontra é ainda mais dor e sofrimento.
Há pessoas que dizem que é mais fácil construir uma casa do 0 do que refazer uma casa já destruída. A Biblia diz no Sal. 127-1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;
Tenho certeza que você que está com a vida destruída também quer restauração para ela, mas com a autoridade da Palavra de Deus quero te dizer nesta noite que somente com a presença do Senhor como o arquiteto de sua vida você poderá sair desse lamaçal onde você se encontra e reconstruir a sua vida, como o texto que lemos diz não conseguiremos fazer nada sozinho, você não conseguirá mudar a sua vida sozinho, você não restaurará o que está destruído sozinho, você nada por suas forças poderá fazer.
Só existe uma vida que realmente é vida, por que ela não se limita a este mundo, ela
Quarta maneira de vida
Uma vida firma firmada na Rocha.
Uma vida firmada na rocha é como este castelo, dá gosto olhar para ele, é seguro estar dentro dele, sua beleza chama a atenção, seus detalhes são maravilhosos, sua presença inspira vida.
Só há uma forma de edificar a sua vida sobre a rocha que é ouvindo e praticando a palavra do Senhor como lemos no texto de Lucas. 47 Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha.

A sua vida também será assim como um pequeno casebre na imensidão do mundo, se não estiver firmada em Jesus Cristo.
Não importa a forma com que a sua vida está se inacabada, se ruindo, se já destruída, Deus pode transformar a sua história.
A vida é breve e não se pode perder tempo. Talvez apenas pequenas rachaduras estão a mostra, mas tamanha será a destruição se Jesus não entrar em sua vida hoje, mexer com as estruturas e sarar todas as suas feridas, convide-o hoje a entrar em sua casa...
Onde está a firmada a sua vida? Em que você tem apoiado seus planos? Em que condições a sua vida se encontra agora...

André Daniel da Costa Loureiro
Sermão pregado no Templo da PIB-Magé em 18/01/09 a noite

Um comentário:

henripib@gmail.com disse...

Muito legal pra mim, André, ler essa sua mensagem. Estou estudando Isaías 28: 16 Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.

E não há outro lugar no qual ergamos com tanquilidade a nossa "casa". Porque mesmo diante das dificuldadades e vendavais que todos enfrentamos, na Rocha estamos seguros.

Henri.