terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Religião- seitas e heresias, Catolicismo, Testemunhas de Jeová, Adventistas.

Texto Áureo: 2 Tim. 2-15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.“

• A religião é um dos elementos mais importantes de uma cultura, sempre esteve diretamente ligada a maneira de viver dos povos, no Egito, por exemplo, a figura política do Faraó era diretamente ligada a divindade, existiam festas e oferendas diretamente à sua figura como fonte de poder, fertilidade,entre outras. Na Cultura helênica os gregos adoravam a figura de seus antepassados e as divindades do Olimpo, para cada área da sociedade atribuía-se a uma divindade, chuva, sol,fertilidade, amor etc. Hoje não é diferente, muitos países ainda vivem com uma religião oficial, na Ásia e África muitos países são mulçumanos, na Europa impera o catolicismo, nas Américas impera o cristianismo embora a maioria dos Estados são laicos, como é o caso do Brasil, que apesar disso ainda é sofre muitas influencias do catolicismo romano, assunto que vamos tratar agora Não é de hoje que se tenta discernir até aonde se pode “culturalizar o cristianismo ou cristianizar a cultura”. Para Richard H. NIEBUHR, em seu livro Cristo e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. Esse é um problema duradouro que nasceu na própria figura de Cristo e subsistiu ao longo da história e nos segue até os dias de hoje, vamos ver a luz da Bíblia o que está certo ou errado nas religiões e crenças dos nossos dias.
.
Catolicismo:
O catolicismo é a religião oficial de boa parte dos países ocidentais, principalmente da Europa, sua bases foram formadas no ano 325 quando o imperador romano Constantino, "convertido" ao cristianismo, convocou o primeiro concilio das igrejas que foi dirigido por Hosia Cordova com 318 bispos presentes; esses bispos eram cristãos; ainda não havia Catolicismo romano. Constantino construiu a IGREJA DO SALVADOR num bairro nobre de Roma, chamado Vaticanus. Os bispos (papas) de então construíram vários palácios ao redor da "igreja" formando o Vaticano que hoje existe. A principal doutrina do Catolicismo Romano é de que é a única Igreja de Cristo na Terra, por se considerar a primeira, organizada pelo próprio Cristo, usam o texto de Mat 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; para respaldar tal afirmação, porém Pedro foi o primeiro líder da Igreja Primitiva, o primeiro pastor “ordenado”,como narra João 21-15. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.16. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.17. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. e o Catolicismo como conhecemos hoje como já vimos anteriormente é fruto de uma fusão entre a igreja e o Estado, o nome católico, significa universal, apostólico, pois se afirma ser uma igreja que se origina nos apóstolos e romana por que sua sede era na cidade de Roma sede do Império e sede desta instituição até hoje.
Outra doutrina muito pregada e não entendida pelos católicos é a intervenção ou intercessão dos “santos” junto a Deus em nosso favor, a Bíblia é muito clara a esse respeito: a confecção de imagens de coisas dos céus e das regiões inferiores para adoração ou veneração, já constitui pecado como nos mostra Êxodo 20: 4. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.5. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,6. mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Ainda é mais enfática quando diz que só há um mediador entre Deus e o homem que é Jesus Cristo o Homem como narra I Tim.2:5, a única forma de termos paz com Deus como diz Romanos 5: 1-2, por tanto somente Jesus Cristo filho de Deus pode intervir e modificar nossa vida e o Espírito Santo interceder por nós como narra Rom. 8-26. Uma última doutrina católica que é motivo de dúvidas é a “doutrina do purgatório”, que é um lugar onde as pessoas após morrerem ficam para “purgar”, pagar seus pecados antes de entrarem no paraíso, a Biblia diz em Hebreus que cabe ao homem morrer uma só vez vindo depois disto o juízo Heb. 9:27. Ainda devemos levar em conta que se essa doutrina tivesse algum sentido a morte de Jesus Cristo para redenção de todo aquele que crê como nos mostra João 3:15/ 12:46-47/ I Tes. 5: 9-10 seria em vão.
Testemunhas de Jeová:
No ano de 1870, o jovem Charles Taze Russell, com 18 anos de idade, organizou uma classe na cidade de Pittsburgh, Pennsylvania, Estados Unidos. O propósito era estudar a Bíblia, especialmente as partes proféticas. Embora a predição de Guilherme Miller, de que Cristo voltaria à terra em 1844 não se tivesse cumprido, Russel estava convencido de que seu método de interpretação bíblica era correto e o usou para fazer seus próprios cálculos e predições sobre a vinda do Senhor. Com o passar dos anos aumentavam os grupos de "Estudantes da Bíblia", e também aumentavam as "descobertas" de seu mestre. Começou a ensinar que Cristo não ressuscitara corporeamente da tumba, mas sim, como espírito. Portanto, seu regresso seria espiritual e não corporal. O que já não concorda com a Bíblia que diz em Mat. 28: 1-10 Luc. 24: 33-43, Mc 16.1-8; Jo 20.1-10. A seita teve alguns nomes ao longo de sua história Em 1884 transformou-se em organização internacional: "A Sociedade de Tratados da Torre de Vigia", também conhecida por "Sociedade da Torre de Vigia de Sião". "Associação Internacional de Estudantes da Bíblia". O Reino Teocrático". "O Púlpito do Povo". "A Aurora Milenial". "O Russelismo". Sociedade Bíblica de Tratados da Torre de Vigia", e desde 1931 leva o nome oficial de "Testemunhas de Jeová". As mudanças constantes do nome da seita revelam inconstância e falta de firmeza doutrinária. Ainda seguiram com uma série de predições da volta de Cristo e a afirmação de que a Terra seria restaurada para vivermos aqui governados por Jeová e os 144mil que com ele estarão, o que nega os textos bíblicos como João 14:1-6/ Mat 25:34. Eles ainda acreditam que Jesus Cristo não era plenamente Deus, ou seja, era um homem que veio em forma de Deus, o que é desmentido pelo prólogo de João que é claro ao dizer que o Verbo, era Deus João 1:1-14. Dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas somente uma influência, uma força ativa, e "além disso", não pode ser recebido por ninguém fora da associação das Testemunhas de Jeová. "Uma exclusividade deles". A Palavra de Deus diz ao contrário. Ensina que o Espírito Santo é uma Pessoa. Ele é eterno Hb 9.14, Onipotente Lc 1.35,37; Onisciente Sl 139.1-12; Tem atributos de uma pessoa1 Co 2.10 Ensina Jo 14.26; Fala At 13.2; Testifica Jo15.26 e pode ser buscado Lc 11.13; Poder ser recebido Lc 7.38,39; At 2.1-4; 19.2 etc. Portanto os testemunhas de jeová não são uma religião, são uma seita herética que atribui datas a volta de Cristo, corrompe os textos biblicos e causam com isso muitas dúvidas e arrastam multidões de crentes nessa dívidas, por tanto evite ao máximo discutir com eles e caso conheça alguém que seja ore para que essa pessoa seja liberta desta seita, que é pior que a maioria das outras por que utiliza o próprio texto biblico para repaldas suas heresias, aparecem com uma meia verdade que é pior do que uma mentira. “Texto sem contexto é pretesto para Heresia” por tanto faça o que nos ordena O Senhor na Segunda Carta a Timóteo 2:14-19.
Adventistas
A Igreja adventista tem duas origens distintas. A primeira está ligada ao nome ADVENTISTA. Não era para ser uma nova igreja, mas era uma crença na segunda vinda de Cristo pregada pelo pastor Guilherme Miller. A segunda está ligada ao nome SÉTIMO DIA, totalmente contrária a fé de Miller e implantado por uma mulher chamada Ellen G. White.A crença do adventismo foi iniciada em 1818, por Guilherme Miller, um fazendeiro americano. Sua família foi toda batista. Havia entre seus primos alguns que eram pastores batistas. Mesmo assim desviou-se em 1810, e só regressou depois de ter servido o exército em 1814. Ao aceitar Jesus mergulhou ele num profundo exame da Bíblia. Atraíram-no particularmente as passagens de Daniel e do Apocalipse, levando-o a investigar a data mais provável do fim do mundo.Já em 1818, fixara Miller a data do fim do mundo (ou advento, de onde vem o nome adventistas), para o ano de 1843. Diz ter ouvido uma voz interior que lhe insistiu: "Vá e di-lo ao mundo". Desde então, ajudado por muitas igrejas batistas, metodistas e congregacionais, proclamava o ADVENTO. Pregou o advento durante dez anos por toda a costa oriental dos EUA. Muitos de seus ouvintes começaram a pregar também. Assim o advento se espalhou como uma febre epidêmica.Pessoas houve que começaram a preparar o vestuário para o dia da ascensão. Passando o ano de 1843 sem o fim do mundo, o profeta Miller marcou-o para o dia 21 de Março de 1844. Neste dia, milhares de pessoas, vestidas de branco, passaram a noite toda esperando Jesus. Foram decepcionados. Miller descobriu que estava errado. Voltou à sua congregação e pediu desculpas por tão grave erro. Até voltou a ser um pastor batista. Infelizmente o mesmo não se deu com alguns de seus seguidores, que a partir de 1844, formaram o movimento do ADVENTISMO.De 1844 a 1860, os seguidores de Miller, sendo uma boa porcentagem deles batistas excluídos, foram conhecidos apenas como adventistas. Continuaram na insistência por datas. Quase uma por ano até o ano de 1877.Entre os fiéis seguidores de Miller estava a senhora Ellen G. White, que, depois de ver fracassadas outras tentativas de marcação de datas, afirmou ter tido visões dos céus que lhe revelaram toda a verdade. Afirmava ela que o santuário de Daniel 8,13-14, está no céu e não na terra. Cristo teria vindo em 22 de Outubro de 1844 a esse santuário celestial. A próxima visão de Ellen foi sobre a guarda do sábado, de onde surgiu o complemento do nome Adventista do Sétimo Dia. Diz a Sra. White que teve uma visão onde havia uma arca no céu e nela estavam escritos os dez mandamentos. Dos mandamentos se destacava o quarto, porque se apresentava dentro de um círculo de luz. Entendeu ela que esse mandamento precisava receber maior atenção que os outros. Sua mensagem foi aceita pelos membros do adventismo e foi assim que surgiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na verdade a exemplo dos Testemunhas de Jeová os Adventistas utilizam-se de textos bíblicos para propagar suas teses heréticas, as datações da volta de Cristo e a forma como isso é visto desconsidera textos bíblicos que afirmam que a volta do Senhor será “como o ladrão que vem a noite”, ou seja inesperada como narra os textos de / I Tess. 5:2 2 /Pe.3:10/ Apoc.3:3 e 16:15.
Ainda existem muitas seitas e heresias que estão fora do grupo denominados cristãos, mas estudá-los agora seria um equívoco, uma vez que suas doutrinas não estão baseadas na Palavra de Deus, logo espera-se qualquer coisa contrária, nos atemos até aqui em comentar, explicar e desmascarar seitas e religiões que deturpam a Palavra de Deus que é nosso objeto de estudo, daqui para frente estamos aptos a lidar com essas pessoas e seus ensinos, pautados e respaldados na Palavra de Deus que é a fonte inesgotável de sabedoria e o único antídoto garantido contra essas heresias.

André Daniel da Costa Loureiro
Estudo preparado para a Classe de EBD da PIB-Magé em Janeiro de 2009

Um comentário:

Hiroshi disse...

Oi André. Sou Adventista e as informações sobre a minha crença estão um pouco deturpadas. Não sei que tipo de pesquisa foi feita para tais afirmações, mas recomendo algum site ofical ou leitura de livros com a história da igreja. Como esse espaço é pouco para elucidar os pontos contrastantes vou deixar dois links para sua leitura:
http://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/04/18/perguntas-que-os-evangelicos-fazem-sobre-o-adventismo/

http://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/04/17/como-os-pioneiros-adventistas-descobriram-as-verdades-biblicas/

Não conheço a fundo as outras religiões citadas, mas seria bom verificar a autenticidade das informações postadas. Sei que é um blog pessoal e traz a sua visão e entendimento do assunto, mas nas partes que envolvem dados históricos é bom se ater à historia oficial.

Abraço e que Deus esteja com todos nós.