terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Quem me livrará do corpo desta morte?

Texto: Rom. 7: 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?


Este texto mostra a história de uma crise do apóstolo Paulo, , todo o capitulo 7 de Romanos paira em torno de uma discussão, um monólogo de Paulo, embora seja um texto narrativo de uma epístola e que tinha um endereço.
Paulo no meio da narrativa aos romanos demonstra uma certa dúvida em suas entrelinhas, Paulo revela uma fragilidade diante da ação do pecado em sua vida, Paulo demonstra uma luta interna constante, uma ansiedade, uma inquietação, ele demonstra um paradoxo de sentimentos, entre fazer a vontade de Deus ou fazer a sua própria vontade, entre cumprir os desejos de Deus ou profanar-se em seus próprios.

Paulo viveu há aproximadamente 1950 anos uma crise que hoje, em pleno século XXI nós crentes em Jesus vivemos, e minha pergunta a seguinte: “ Como responderemos a essa crise? Sou realmente um Homem miserável, que mereço a morte? Seria fácil dizer que sim, acho que todos nós concordamos que sim,
mas na verdade como entender isso? Quem de nós nunca questionou a possível salvação daqueles assassinos impiedosos? Os pai que é acusado de jogar uma filha pela janela. Um namorado que mata a namorada, uma criança que impiedosamente é arrastada pelas ruas do Rio.
Um assaltante que nos rouba, como ainda nesta sexta-feira minha namorada foi assaltada em plena a luz do dia.
Quem nunca questionou os políticos corruptos que lesam a sociedade, nos roubam sem a menor vergonha na cara. Quem de nós não questionou a maneira com que as pessoas más conseguem “se dar bem” em detrimento de pessoas tão boas.
e ainda dizemos com toda a ênfase.
Essa pessoa merecia morrer, ela merece o inferno. Outros são ainda mais sarcásticos dizendo que a morte é pouco, tem que pagar tudo isso em vida.
A saber todas essas pessoas acima citadas se entregarem sua vida para Cristo no último segundo de sua vida estarão na glória com os santos em Deus.
Ai dizemos isso não é justo! No mesmo céu que eu! Com 65 anos de igreja, servindo e adorando a Deus, com tanta dedicação não isso é impossível.
Ou seja a nossa vida é uma tensão, uns se lutam pela sua situação de pecado onde tenta se livrar e não pode enquanto outro acha que viveu uma vida muito boa e que não pode ficar no mesmo céu de assassinos sanguinários. Essas lutas e tensões nos tiram do foco, elas nos arrastam pela vida sem que tomemos nota daquilo pelo que realmente estamos aqui.
Paulo viveu essa tensão é só a resolveu depois que Ele descobriu três verdades a cerca dele mesmo.




1. Ele descobriu que era um miserável.
Meu avô quem pavor dessa palavra. Todas as vezes que qualquer um de nós a fala ela logo desconjura.
O dicionário Luft de Língua Portuguesa diz que Miserável é :
Miserando(digno de pena) . Paupérrimo. Vil, desprezível. Digno de ódio, avarento, sovina, pessoa miserável.
A palavra miserável aparece 5 vezes na Bíblia, e em todas elas tem o sentido de miserando ou digno de pena. Exceto neste texto de Paulo, que miserável aparece no sentido de vil, desprezível.
Paulo só resolveu sua tensão quando olhou o quão miserável que era, o quão desprezível eram suas ações, o quão ruim eram os seus juízos isso fica claro quando ele diz nos versos 9-11 deste capitulo 7 de Romanos:
9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
10 E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

Paulo reconheceu a sua miserabilidade, ele descobriu que os mandamentos que Deus o dera era para a vida e não para a morte, era para o bem e não para o mal.
Amados... quantas vezes nós nos colocamos diante de Deus com soberba, como se Deus fosse nosso empregado, o colocamos na parede exigimos dele,pegamos texto biblicos para respaldar tão insubmissão e descrença, ou ao contrário, nos achamos caso perdido e por isso paramos de nos colocar diante de Deus em oração, achamos que Deus não nos ouve mais, superestimamos o pecado em detrimento a ação de Deus em nossa vida, o que não deixa de ser soberba também.
Reconhecer que é miserável não dar uma de coitado para cima de Deus mas é se dobrar diante a majestade dele, entendendo que seu amor só tem efeito para os miseráveis, ou seja para todo o homem que tenha essa consciência, Jesus morreu por uma humanidade corrupta e miserável, quem não for miserável não conhecerá a grandeza do amor de Deus.


2 Ele descobriu que era homem
Paulo reconheceu que as suas debilidades eram oriundas de sua natureza humana, que as tensões que vivia não poderiam ser resolvidas pelo seu próprio conhecimento.
14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.



Paulo sabia que era miserável e que era pecador, ele reconhecia que a sua natureza humana era falha, era volátil, era desprezível, ele sabia que qualquer esforço humano que ele fizesse seria em vão diante da ação do pecado, qualquer tentativa humana de fazer o bem era frustrada e frustrante, Paulo sabia de suas limitações.
No Seminário existe uma figura curiosa que faz parte da arquitetura daquele lugar, quem já esteve lá provavelmente encantou-se com a beleza da Capela e da Biblioteca, porém a um detalhe nestas figuras que mostram uma relação bastante parecida com a de Paulo, lado a lado Capela e Biblioteca, suas fachadas são exatamente iguais porém a parte superior faz toda a diferença, a torre da biblioteca é quadrada, ao chegar em determinado nível ela pára,indicando que a sabedoria do homem é limitada, já a torre da capela é pontiaguda, aponta para o céu indicando a infinitude do conhecimento de Deus e da sabedoria de Deus, assim como muitos estudiosos da fé que tentaram, tentam e tentarão entender a Deus se frustram e piram, nós que queremos por nossas próprias forças sair das garras do pecado nos frustraremos também.
Quantas noites você passou sem dormir com remorso por ter feito algo de errado? Não é arrependimento que estou falando é de remorso.
Quantas vezes você se achou o pior ser humano da terra por que perdeu a luta para uma tentação? Quantas vezes você foi conduzido pelo pecado e lutou sozinho contra ele e terminou derrotado, destruído ainda mais sujo e embaraçado, sem entender como chegara àquele ponto.
Pensa em que nível que eu cheguei, onde que eu vou parar com isso?
Quantas lágrimas você já derramou, com vazio no peito sem saber o por que de tantos erros em sequencia e gritou “ miserável homem que sou!”. Paulo deu esse grito, mas não parou por ai, ele acrescentou “quem me livrará do corpo desta morte”.
E foi ai que...

3 Ele descobriu que estava morto e que precisava ser liberto da morte que o pecado o trouxera.

Ainda bem que o texto não terminou em miserável homem que sou, pois se ai terminasse teríamos um quadro de extrema frustração, de perguntas sem respostas, de crises sem soluções, de caminhos sem volta, de lutas com derrotas arrasadoras, um quadro total de entrega a dúvida e a destruição que a natureza de pecado proporcionara, teríamos um quadro de homem miserável, mas Paulo soltou o grito e perguntou QUEM ME LIVRARÁ DO CORPO DESTA MORTE?
E a resposta vem em seguida
25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
CAPÍTULO 8
1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Paulo reconheceu na figura de Cristo a única solução para as suas crises, agora não lutava mais sozinho, continuava sendo miserável, vil, mal, permanecia sendo homem, pecador, fraco, sujeito a carne e ao pecado, mas agora entra no texto que o livrara da morte, Ele vislumbrava a Jesus.
ele tinha a presença de Jesus em sua vida, ele tinha total segurança de seus atos, ele sabia que as lutas continuariam, as tentações seriam mais pesadas, o pecado mais atraente, mas agora Paulo não lutava mais sozinho ele lutava com o Senhor ao Seu lado.
Quantas vezes o pecado tirou de você a sensação da presença de Deus?
Por quantas vezes você tentou lutar contra ele sozinho e as suas forças se esvaíram e você derrotado não tinha mais nem vontade de orar e ler a Bíblia, quantas vezes você deixou-se envolver com as coisas deste mundo e esqueceu das grandezas do Reino?
Quantas vezes você desvalorizou o poder da graça redentora de Jesus em sua vida e na vida dos outros?


Lembra da introdução?
Quando eu falei dos assassinos frios que não perdoam as suas vítimas, ou dos políticos ladrões que assaltam os cofres públicos enquanto a população passa fome pelas ruas.
Tudo o que você pensa a respeito deles se aplica a mim e a você e se aplicou a Paulo e o levou a esse grito.
Sabe aquele seu filho desobediente que não quer nada com Cristo e com a Igreja, ou seu vizinho que pertuba com aquele funk, ainda aquele cunhado mala que só te da prejuízo, aquela sogra megera que faz de tudo pra atentar a sua vida, aquele amigo do seu emprego que tudo faz para puxar seu tapete, aquele canalha que só quer o seu mal, aqueles que se pudessem te crucificariam, ou outra pessoa qualquer, pense na pior pessoa que você conhece, os monstros que a história da humanidade revelou, todos eles sem exceção são tão miserável e pecadores quanto eu e você.
Sabe qual é a diferença que nos separa?
Eles ainda não deram o grito de quem me livrará do corpo desta morte.
Eles passam por nossas crises, eles sofrem, eles perdem noites de sono assim como nós, mas ainda não deram o grito do quem me livrará do corpo desta morte,
eles ainda não conhecem o poder da Graça de Jesus, eles não têm Cristo em seu coração, portanto suas crises são muito mais desesperadoras, eles já deixaram de viver e agora passam os dias sobrevivendo, atrelados até o pescoço na escravidão do pecado.

Tudo o que essas pessoas precisam é da Graça redentora de Jesus, e eu e você somos agentes desta graça. Eu e você somos portadores desta revelação de Graça então eu e você somos responsáveis por essas pessoas, que como você pode constatar passam pelas crises que Paulo passava e as que você passa também numa luta incessante entre o bem e o mal, essas pessoas estão literalmente no meio de uma batalha espiritual onde suas almas são o prêmio para o vencedor.
Satanás as oprime, as humilha, as corroi.

Neste momento e ao longo deste dia, em todos os lugares do mundo bilhões de pessoas estão em cemitérios, prestando homenagens aos mortos, rezando por suas almas, tentando com a melhor das intenções fazer alguma coisa para ajudar os seus entes queridos que já se foram , e sabe o que vamos fazer quando passarmos à porta do cemitério?
Diremos, Oh o bando de idólatras, que grande perda de tempo,outros dirão, ta amarrado em nome de Jesus...
É obvio que esta é uma prática errônea, é obvio que não adianta rezas, velas ou novenas pelos os que foram

mas essas pessoas que lá estão e estarão não conhecem a Cristo como salvador, não sabem a verdade redentora de Cristo
E você que sabe que depois da morte já era, que depois da morte vem o Juízo como diz hebreus (Hebreus 9 : 27). O que você está fazendo por essas pessoas? O que você está fazendo para que essas pessoas possam ter um encontro com Cristo antes que seja tarde?
Essa crise que eu, você e o apostolo Paulo vivemos só teve sentido por que entendemos que Jesus Cristo morreu por nós, e por mais difícil que seja passamos por ela,sabemos que mesmo miseráveis, humanos fomos resgatados por Jesus Cristo e conhecemos a sua Maravilhosa Graça, pessoas passam por esta mesma crise sem Cristo em seus corações, sem a verdade que liberta, e o que estamos fazendo?

No próximo fim de semana você terá a oportunidade de fazer pessoas sofrerem menos por causa das crises que o fato de ser homem implica, você terá a chance de mudar a vida de pessoas que você ama, que até são gente boa, são pessoas honestas, ou são aqueles aquém taxamos casos perdidos e que ainda não tem a Cristo em seus corações e por isso estão caminhando para o inferno, a campanha evangelística Minha Esperança Brasil será uma bela oportunidade de fortalecer seus laços com o Senhor e ainda levar pessoas ao pleno conhecimento do filho de DEUS. Não deixe mais essa oportunidade passar em branco.

André Daniel da Costa Loureiro
Sermão pregado nó Templo da PIB-Magé em 02/11/08

Nenhum comentário: