quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cristo, o Incomparável Senhor do Universo.

23 Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 24 E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. 25 Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! 26 Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. 27 E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

O texto que lemos, fala de um dos episódios mais lindos e fascinantes da história da humanidade, fala de um evento natural transformado por um evento sobrenatural.
O mar da Galiléia é um lago relativamente pequeno alimentado pelo Rio Jordão e situado a 220 metros ou 655 pés abaixo do nível do mar. Tempestades violentas descem as montanhas que o cercam, criado um mar de águas agitadas.

Grande parte do ministério de Jesus Cristo decorreu nas margens do lago de Genesaré. Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco. No entanto, sabe-se que a Galileia era uma região mais pobre do que a Judeia, de modo que a população do local atravessava momentos difíceis durante o primeiro século da era comum.
Era talvez em meio a pobreza que rondava aquele povo o lugar mais próspero, em comparação ao outro mar daquele lugarejo, o mar morto, o mar da galiléia poderia ser chamado de mar vivo, embora de águas doces, vindas do Jordão, o mar da galiléia também foi palco de vários naufrágios, porque as tempestades vindas das muitas montanhas, ao chegarem ali ficavam presas por entre as mesmas, os ventos violentos prendiam-se por entre elas, agitando as águas de forma amedrontadora. E é nestas circusntâncias que Cristo, o Incomparável Senhor, entra na história e muda toda a situação.

É este Cristo, que é o Senhor de tudo quem pregamos e queremos fazer conhecido e reconhecido.
Este que é reconhecido pela Natureza...
E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar;
Ele viveu a mais de 2000 anos atrás um homem que nasceu contrariamente às leis da vida. Este homem viveu em pobreza e foi criado na obscuridade. Não fez grandes viagens. Apenas duas vezes cruzou as fronteiras do país em que viveu, e uma dessas vezes foi na infância. Não possui riqueza nem influência. Seus parentes não eram ilustres nem influentes e não tinham preparo nem cultura.
Na infância ele assombrou um rei; na meninice confundiu os doutores; e já homem, regeu o curso da natureza, andou sobre as ondas como por estradas firmes e pôs em sujeição o mar revolto.

Repreendeu o revolto e gigante mar, como quem repreende uma criança indefesa ou um animalzinho de estimação, como dissesse... já pra cama mar agitado...
Já chega de bagunça por hoje, sem brigar, sem bater, apenas pela autoridade da palavra. Em outras oportunidades Ele fez o mesmo, era reconhecido pela natureza em diferentes formas, sem estudar medicina fez cegos verem, coxos andarem, mudos falarem, ressuscitou pessoas,andou por sobre as águas, fez a figueira secar, fez peixes correrem felizes para as redes dos pescadores, fez outros se multiplicarem e alimentar milhares de pessoas.

Cristo o Incomparável Senhor da Natureza, que é antes de tudo. 15 o qual é imagem do Deus q invisível, o primogênito de toda a criação;16 porque nele foram r criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.18 E ele é a cabeça t do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,19 porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. Como diz colossenses 1:15-19.

Foi por Ele que o mundo foi criado, todas as coisas, desde o Everest até o Dedo de Deus em Teresópolis, desde o maior oceano do mundo, o Pacífico, até a lagoa mais rasa, desde as grandes tempestades até a chuva mais seródea, tudo foi criado por Ele e para Ele, também o mar da galiléia, também aquela tempestade, também aqueles homens, que naquela hora o reconheceram.
Este que é reconhecido pelos homens...
25 Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos!
Eles sabiam que sua salvação estava ali, eles conheciam o domínio do Senhor sobre todas as coisas, Eles já tinham visto outras situações que Ele interveio com autoridade, incomparável, mesmo sabendo de onde viria a salvação não deixaram de dizer: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Quem é Este?
Pedro disse: Tú, es o Cristo, o Filho de Deus.
O Cego disse: Filho de Davi!
Outro cego falou: sei que podes me curar, se quiseres.
A mãe desesperada por ter a filha endemoniada disse: Até os cães comem as migalhas da mesa de Seus Senhores.
Tomás de Kempis: "Muitos seguem a Jesus até a distribuição do pão, mas poucos até beberem o cálice da paixão."
Douglas Adams: "Jesus foi um homem que foi pregado numa cruz por dizer quão bom o mundo seria se todo mundo se amasse."
Nick Cave: "Cristo foi vítima da falta de imaginação da humanidade, foi pregado na cruz com os pregos da insipidez criativa."
Pascal: "Cristo morreu de braços abertos, para que nós não vivamos de braços cruzados."

Ele nunca estudou medicina, entretanto curou corações feridos do que todos os médicos possam o ter feito.
Nunca escreveu um livro, contudo, há livros sem conta escritos a Seu respeito. Não escreveu um hino sequer, e mais cânticos têm sido escritos sobre Ele do que sobre qualquer assunto.
Os nomes dos grandes estadistas da Grécia e Roma tiveram o seu dia e passaram. Os nomes dos cientistas, filósofos e teólogos passaram igualmente, mas o nome d'Este homem cresce mais e mais. Embora o tempo haja estendido mais de 2000 anos entre o povo da geração presente e a cena da Crucificação, Ele ainda vive. Herodes não O pode matar, Satanás não pode reduzi-lo, a morte não O pode destruir e o túmulo não O pode conter.

Por isso Ele é reconhecido pela história...

Entramos em 2010, nosso calendário está marcado pelo nascimento do Senhor da História, isso porque Ele entrou na História da Humanidade, não como o primogênito somente, não como o dono de tudo apenas, mas como um homem, um ser - humano, como um de nós, dividindo o calendário, dividindo a história, por mais que não se creia em Seu nome e poder, por mais que não se creia em sua divindade, toda a humanidade tem que ajustar seus calendários ao Senhor Jesus Cristo, o Incomparável dono da História, até mesmo quem não usa o nosso calendário gregoriano, no mais extremo oriente, tem que se ajustar a ele para toda e qualquer relação comercial e financeira.

É o divisor da História da humanidade produziu uma das alterações mais profundas na história das civilizações, seja na imagem do Filho de Deus ou na imagem de um revolucionário e moralista sonhador.
Apesar de nunca ter se esforçado para ganhar “fama”, esta se espalhou por toda a região (antiga Palestina e atual Israel) e foi essa “fama” que fez os governantes romanos e líderes religiosos judeus, se irritarem com sua presença.
A vida de Cristo é envolta em mistérios. Jesus não deixou documentos escritos do próprio punho. Sua passagem pelo planeta também deixou poucos vestígios arqueológicos e documentais. Porém a História de Cristo é uma das histórias mais conhecidas no mundo.

Que Cristo mudou a história não há a menor sombra de dúvidas, mas Cristo entrou na história, transformou o mundo, transformou a humanidade, mas o que Ele quer transformar é o coração do Homem, Cristo deixou a sua glória para entrar na história da humanidade não para fazer história, mas para mudar a sua história, quando o primogênito da Criação deixou tudo para se unir ao homem em carne e osso, Ele pensava em você.
Era nos seus pecados que Ele pensava quando deixou a sua glória para morrer na Cruz do Calvário...

Cristo é o incomparável Senhor da História, mas Ele quer ser incomparável em sua vida, Ele quer ser relevante para você, o Cristo que é reconhecido pela Natureza, que ao som da sua voz calam-se os ventos, acalma-se o mar, vão se embora as doenças, renascem os mais miseráveis pecadores para uma vida de plenitude na presença de Cristo.
Cristo é O Senhor dos homens, reconhecido por vários, como o Grande Mestre para uns, como grande socialista para outros, como Senhor e Salvador para os Santos.
Cristo é o Senhor do Amor, e foi por amor que se entregou por cada um de nós, mesmo sendo nós ainda pecadores, não importa os seus pecados, não importa a quantidade de erros que você cometa, não importa o quão sujo você esteja, Cristo que é O Senhor de tudo, pode dar-lhe perdão e Salvação.

O Tema deste ano de nossa Igreja (PIB Magé) é Cristo, o incomparável...em um sermão Jonh Haggai, cita um poema, que pode ser ouvido em meus vídeos no meu Orkut, André Daniel Loureiro.
E quem é Cristo para você?
Ele pode ser nesta noite o Salvador de sua vida...
Estamos iniciando um novo ano, com novas esperanças e como já disse pela manhã só há esperança real em Cristo, faça dele esta noite o Salvador de sua vida.
Querendo você ou não Cristo será sempre o Senhor de Tudo, o Dono de Tudo, O Rei do Universo, toda a língua confessará que Ele é O Senhor para a Glória de Deus.
Quem é este Cristo que falo? Para mim. Ele é O Senhor do universo, o Senhor de Minha vida, o dono de Minha vida.
E pra você? Quem é este Cristo que falo?

Nenhum comentário: